Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência, seja física, mental ou sensorial (cegos e surdos-mudos), algo em torno de 24,5 milhões de pessoas.
Apesar dos avanços na construção de políticas públicas que garantam acessibilidade para essas pessoas, ainda há muita coisa a ser feita.
Vítimas diárias do descaso, do preconceito e da discriminação, as pessoas com necessidades especiais comemoram, desde 1982, em todo 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
Os direitos reivindicados pelas pessoas com deficiência são muito simples: eles só querem poder ir e vir pelas ruas das cidades e freqüentar lugares públicos sem a obrigação de entrar pela porta dos fundos; assistir a espetáculos na última fileira, por não haver espaço acessível a uma cadeira de rodas; poder ter maior acesso a ônibus adaptados, mais rampas de acesso nas calçadas e em lugares públicos; mais vagas para estacionar, mais empregos e mais compreensão das pessoas.



0 comentários:
Postar um comentário