HOJE É DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO

31 DE MAIO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO

PORQUE FUMAR NÃO É INTELIGENTE:
 - Só no Brasil o tabaco faz, anualmente, 200 mil vítimas.De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.

As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo.

CONHEÇA UM CIGARRO POR DENTRO:
- A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; constituída de duas fases: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.
- O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.
- O monóxido de carbono (CO) se junta à hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo, dificultando a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.
- A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa.
Por tudo isso, vamos nos unir contra o fumo:
- Evite a primeira tragada;
- Não fume na frente de crianças;
- Evite pessoas e situações que o façam fumar. Resista aos que lhe oferecem cigarro, diga sempre
 "EU NÃO FUMO";
- Para quem deseja parar é bom saber que os sintomas ruins após a parada são piores na primeira semana, mas são temporários, devendo desaparecer no máximo em 3 semanas;

AGENDA DE CARLOS PEREIRA 27 DE MAIO 2010

Quinta 27 de maio de 2010



09:20 h Sessão Extraordinária na Câmara de vereadores Cachoeira

10:00 h Reunião com comissão a organizadora da Corrida da Fogueira 2010

16:00 h sessão itinerante no povoado do São Francisco do Paraguaçu (Colégio Municipal)

ATUAÇÃO DO VEREADOR CARLOS PEREIRA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CACHOEIRA

Na sessão da noite de ontem 24 de maio de 2010 o vereador Carlos Menezes Pereira através da indicação 57/2010 solicitou ao governo do Estado da Bahia, informar a Casa Legislativa, quais os motivos que até o momento não chegou a viatura Policial nova no Município da Cachoeira, Estado da Bahia, conforme publicado no Diário Oficial do Estado em 23.02.2010.


Carlos também Solicitou por Indicação ao Poder Executivo Municipal.


Indicação 58/2010 construção de um Posto Médico e no povoado da Ladeira do Padre Inácio, zona rural do Município da Cachoeira.

Indicação 59/2010 construção de um Centro Social de Múltiplo Uso, no povoado da Ladeira do Padre Inácio, zona rural do Município da Cachoeira.

Indicação 60/2010 Construção de uma casa de Farinha Comunitária, no povoado da Ladeira do Padre Inácio, zona rural do Município da Cachoeira.

Indicação 61/2010 Construção de uma quadra Poliesportiva, no povoado da Ladeira do Padre Inácio, zona rural do Município da Cachoeira.

No Momento das Representações Partidárias
Carlos Menezes Pereira PMDB, apresentou uma Moção de pesar subscrita por todos os vereadores presentes.

Moção __/2010

Moção de pesar pelo falecimento do poeta e Jornalista cachoeirano Damário Dacruz, em salvador no último dia 21 de Maio de 2010. Damário da Cruz, morreu aos 56 anos, o Poeta foi o fundador do Pouso da Palavra, um centro irradiador de cultura no Centro Histórico de Cachoeira, antes de partir Damário Dacruz preparou o seguinte verso:

Avise aos amigos que preparo o último verso

“ Gran Finale”

“A vida dura menos que um poema

E no alvorecer mais próximo

saio de cena”

Damário Dacruz

Dê-se ciência aos familiares do falecido da referida moção.

Sala das Sessões, Cachoeira, 24 de maio de 2010.

Carlos Menezes Pereira

Presidente da Mesa Diretora


Ainda Representando o PMDB Carlos Parabenizou os senadores pela aprovação do Projeto Fixa Limpa de iniciativa da sociedade Civil organizada MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) ainda em tempo agradeceu ao prefeito Tato por mais um pleito atendido extraído das sessões itinerantes, que foi a Ambulância que irá servir as comunidades do Tibirí, Saco, Tupim e Caraconha.

Em seguida o Presidente Carlos Menezes Pereira convidou a vice-presidente Maria Lucia Costa Santos ( Meire de Cacai) para direcionar os trabalhos da Sessão no momento da ordem do dia já que os projetos que constaram na Pauta era de Autoria do Vereador Carlos Pereira.
Nas Proposições em primeira discussão e Votação

Foi Aprovado pelos 5 vereadores presentes o Projeto de Lei 03/2010 que estabelece critérios para isenção do IPTU. de autoria de Carlos Pereira (isentando as Pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família de pagar o IPTU) assim que o projeto for aprovado em 2º e 3º discussão pela câmara de vereadores, é encaminhado ao poder executivo municipal que irá sancionar transformando em Lei municipal ou Vetar. {o projeto na integra está na pasta Plenários / Projetos de Lei}

Nas Proposições em segunda e terceira discussão e votação

De autoria de Carlos Pereira foi aprovado por unanimidade dos presentes o Projeto de Lei 04/2010 - Que Institui Politicas antidrogas, nas escolas de rede pública e privada do município da Cachoeira, através de matérias obrigatórias de Prevenção às drogas no currículo escolar da 6º a 9º séries do Ensino Fundamental, alem de realização de férias e campanhas educacionais aos seus alunos, e dá outras providências, {o projeto na integra está na pasta Plenários depois Projetos de Lei}

Nas Proposições de discussão única foram aprovadas de autoria de Carlos Pereira as indicações:


Indicação 54/2010 solicitando ao Prefeito do município e a secretária de Assistência Social do Município, fazer melhoria Habitacional, nas residências das pessoas mais carentes do povoado universitário de Capoeiruçu, município da Cachoeira. (em discussão Carlos Pediu para incluir na indicação as casas do Três Riachos e Loteamento 25 de Junho que foram danificadas com as fortes chuvas em Cachoeira)

Indicação 55/2010 solicitando ao Governo do Estado da Bahia e o secretário do Desenvolvimento e Integração Regional do Estado da Bahia, construir 50 sanitários residenciais com Fossa, no Povoado universitário de Capoeiruçu, município da Cachoeira

Carlos Pereira ao Fim da sessão convidou a todos para a sessão itinerante no Povoado do são Francisco do Paraguaçu na Próxima quinta Feira 27 de maio 2010.
Acompanhe as sessões da Câmara de Vereadores da Cachoeira ao Vivo através da Radio Magnífica 87.9 toda Segunda às 19:30 h

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE CACHOEIRA 2010

Venha curtir o melhor São João da Bahia,Cachoeira te espera de braços abertos

Cachoeira Amanhece mais triste com a Morte do Poeta Damário da Cruz

Morreu na Madrugada de Hoje no Hospital Jorge Valente, em Salvador, o poeta e jornalista Damário da Cruz. O corpo do poeta será velado no salão Nobre da Câmara de Vereadores de Cachoeira.

TODO RISCO.

A possibilidade de arriscar

é que nos faz fortes

vôo perfeito

no espaço que criamos

Ninguém decide

sobre os passos que evitamos

certeza

de que não somos pássaros

e voamos

tristeza

de que não vamos

por medo do caminho.



[Damário da Cruz]

Biografía de Damário Dacruz por Miguel Carneiro


“Sua criação inclui versos duros que atingem o alvo de toda essa desordem instaurada no país pela gangue palaciana. Para essa gente, poetas só são 'os zezés de camargos e lucianos cantando dor de corno', ou 'os gilbertos gils da mediocridade', que lambem os sujos sacos e aceitam suas malas de dinheiro como forma de patrocínio:
"Quanto mais eu sonho com Cachoeira mais amanheço em Nove York" Quem o diz é Damário.

Poetas vivos brasileiros não passam de cerca de oito mil num universo em que a totalidade da população brasileira atinge a casa dos cento e oitenta milhões de habitantes. Mas aqueles que com o seu sacrifício adquirem o pão nosso de cada dia com a sua poesia não chegam a quatro ou cinco.

No entanto, contrariando esses dados de uma sociedade perversa e neoliberal, está estabelecido na estrada desse campo literário o poeta cachoeirano Damário da Cruz, que há trinta anos faz poesia de primeira plana, alheio à safadeza capitalista.

Conheci-o em décadas passadas, quando com Daniel Cruz Filho e meu amigo Márcio Salgado, poeta também lá de Monte Santo, autor de Indizível, lançaram uma coletânea na Facom, ainda no bairro do Canela, dali o poeta Dámario saiu diplomado.

Da Cruz já viu o mundo. Fotógrafo premiado, percorreu vários países captando na lente de seu olhar paisagens e gentes. No Pouso da Palavra, em sua terra natal, mantém um espaço cultural, abrigando conterrâneos e turistas, ávidos por cultura genuína, brasileira. O poeta faz parte da irmandade dos membros do grande templo da linda sacerdotisa Fon, a nossa saudosa e eterna Luiza Gaiaku. E evocar a cidade heróica sem ligá-la a Damário da Cruz, que tanto canta sua aldeia, é cair no lugar comum.

Damário é um poeta paradoxal, dentro da síntese de seus versos, indicadores de brilhos e imantação cuja poesia sintética eclode lírica em meu coração. “

Estará vivo na memória de todos os Cachoeiranos, Descansa em paz Damário da Cruz







19 de maio 2010 Projeto de Lei da Ficha Limpa APROVADO NO SENADO


Os senadores aprovaram por unanimidade hoje (19), o projeto de lei da Ficha Limpa no plenário, encerrando a tramitação da proposta de iniciativa popular no Congresso Nacional. O próximo passo será a sanção presidencial. O texto aprovado é o mesmo encaminhado pela Câmara dos Deputados, sem emendas. O projeto obteve 76 votos favoráveis.
O projeto de lei, entregue ao deputado Michel Temer, em setembro do ano passado, pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), passou por duas alterações, a primeira no grupo de trabalho coordenado pelo deputado Miguel Martini, com relatoria de Índio da Costa, e a segunda com a relatoria de José Eduardo Cardozo, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Nos dois casos, o MCCE acredita que o projeto foi aperfeiçoado e permanece de encontro aos anseios da sociedade, expressos em 1,6 milhão de assinaturas coletadas em todo o país. Além destas, a instituição parceira da MCCE, Avaaz, coletou virtualmente mais de 2 milhões de adesões à iniciativa.

De acordo com a diretora do MCCE, Jovita José Rosa, a aprovação do PLP no Senado Federal representa a vitória da sociedade e das 44 entidades que lutaram pela tramitação da lei. “No início, a Ficha Limpa parecia uma utopia, mas logo todo o Brasil se envolveu com o tema e hoje só podemos comemorar, porque é uma vitória do povo”, afirmou. Os membros do MCCE, que acompanharam a votação da CCJ e no plenário, também comemoraram o desfecho da tramitação no Congresso, entre eles os membros da CBJP, Daniel Seidel e Marcelo Lavenère, do Confea, Oziris Barboza, da AMB, Mozart Valladares, e da OAB, Ophir Cavalcante Júnior. Eles aguardam que a sanção do presidente Lula acontece nos próximos dias.

Além da sanção presidencial, outro aspecto que deverá ser abordado é a validade da lei já nestas eleições. O MCCE entende que não é preciso o prazo de um ano antes do pleito, para que a legislação passe a vigorar. No entanto, outras interpretações entendem que a lei seria aplicada a partir de 2012. A decisão ficará a cargo do Tribunal Superior Eleitoral.

O objetivo da Campanha é impedir a candidatura de políticos condenados por crimes graves. O Projeto de Lei defende que haja uma condenação criminal por improbidade administrativa para que ocorra a inelegibilidade. No caso dos políticos que detém foro privilegiado, a proposta é que a inelegibilidade decorra tão somente do recebimento da denúncia, já que, segundo a Constituição, muitos desses processos podem até ser suspensos por decisão do Parlamento. Além disso, as denúncias criminais, nesses casos, terão que ser recebidas por um tribunal formado por diversas pessoas, o que dá maior garantia de que o processo será iniciado com base em alegações fundamentadas e embasadas por provas.



Fonte: Assessoria de Comunicação SE-MCCE 

14 de MAIO 2010 Câmara de Cachoeira comemora 140 anos da Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana




VEREADORES DE CACHOEIRA ESTÃO NA CAPITAL DO ESTADO BUSCANDO MELHORIAS PARA A REGIÃO DO RECÔNCAVO

12 de maio de 2010

Comissão de Vereadores liderada pelo Presidente     Carlos Menezes Pereira, está na capital do Estado da Bahia ( Salvador ), para uma audiência com o Secretário de Segurança Publica do Estado da Bahia, Antônio Cesár Fernandes Nunes, para tratar dos encaminhamentos feitos pela sociedade Civil Cachoeirana como:

*Aumento do efetivo da Policia Civil e Militar.

*Veiculos para Policia Civil e Militar.

*Implantação do Comando do Corpo de Bombeiros em Cachoeira.

* Funcionamento dos postos policiais de Belém e Santiago do Iguape.

Em Breve detalhes sobre a Audiência.

Parabéns a todas as Mães do Mundo


Falar das mães é falar de Deus, pois no coração delas está o verdadeiro amor. Amor que poderia até ser usado como exemplo, amor que se dá sem pedir recompensa.

Sem cobrança, sem distinção, sem egoísmo e até sem medir distância, nunca deixa de ser amor.

Sua luta no dia a dia a faz uma mulher madura, competente, que sabe o que quer para sua vida.

Sexo frágil sim.

Mas acomodada não.

Cada dia mais preparada, mas consciente de que o mundo foi feito para ambos os sexos e faz de tudo para que seus direitos e seus ideais sejam respeitados.


Com coragem e persistência luta a cada dia para ajudar na felicidade da família.

Parabéns mãe pela passagem do teu dia.



Você é a razão do meu viver. Te amo.



“Desejo um ótimo dia das Mães a todas as Mães do mundo, em especial as Cachoeiranas, e as  que aqui residem.”
Carlos Menezes Pereira

SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA DA CACHOEIRA, 03 DE MAIO DE 2010


 Em sessão especial ontem à noite, a Câmara de Vereadores concedeu o titulo de cidadão Cachoeirano ao reitor da UFRB (universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Sr. Paulo Gabriel Soledade Nacif e ao diretor do CAHL (Centro de Artes, História, Humanidades e Letras), Sr. Xavier Gilles Vatin. Os autores dos projetos de resolução foram o Vereador Carlos Menezes Pereira e a Vereadora Maria Lúcia Costa Santos.
Ainda durante a sessão especial, o prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira, fez a doação de três imóveis para a universidade. Na oportunidade também foi assinado pelo prefeito e reitor da URFB, convênio de cooperação técnica.

O prefeito também assinou 33 ordens de serviços para execução de obras em diversas localidades do município.

03 de Maio Sessão Especial na Câmara de Vereadores da Cachoeira

O presidente da mesa diretora da Câmara de vereadores da Cachoeira, Carlos Menezes Pereira convida a todos os cachoeiranos para participar da sessão especial de entrega de títulos de Cidadão Cachoeirano ao reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif e o diretor do CAHL(Centro de Artes, Humanidades e Letras) professor Xavier Gilles Vatin, na oportunidade o Prefeito Fernando Antônio da silva Pereira fará a doação de mais três imóveis para a UFRB implantar o curso de Arquitetura, já aprovado pelo MEC, o Prefeito assinará junto com o reitor da UFRB e o diretor do CAHL, um convênio de cooperação técnica que vai permitir a implementação de diversas ações conjuntas entre o instituição e o município.