30 de Novembro de 2010

População Cachoeirana cresce de 30.416 para 31.630 moradores informações do censo 2010 

29 de novembro 2010

Esporte Cachoeirano

Rua da Feira conquista o 1º Campeonato Inter- Bairros de futebol de Cachoeira

Jogadores e torcida comemorando o titulo
A final do campeonato Inter-Bairros promovido pela comissão de esportes da Prefeitura Municipal da Cachoeira aconteceu ontem (28) no Campo de Futebol da Vila Morumbi entre os times da Rua da Feira e Caquende.

O Campeão recebeu da Prefeitura um Prêmio de R$ 1 Mil Reais e o troféu Renovar Cachoeira.
O Time da Rua da Feira campeão do Inter-Bairros disputará uma partida no Estádio 25 de Junho contra o Campeão do Distrital que está acontecendo na Zona Rural e quem vencer ganha mais R$ 500 quinhentos reais e o Titulo de Campeão Cachoeirano 2010.

29 de novembro 2010

Empresários do receptivo turistico de Cachoeira participaram no ultimo dia 25 de Novembro do 3º Seminário Turismo com qualidade que aconteceu no centro de convenções de Salvador.

saída com destino ao seminário
Dia 14 de dezembro de 2010 acontecerá o 26º encontro do Club da Exceléncia no Turismo, programa  do governo do Estado da Bahia para qualificar os empresários e funcionários do recepitivo de Salvador e entorno visando a copa do mundo de 2014 que acontecerá no Brasil.
O club da exceléncia é um programa da secretaria de turismo do Estado da Bahia, executado pelo SEBRAE e tem o apoio da Prefeitura Municipal da Cachoeira e Câmara de Vereadores da Cachoeira. 

27 de Novembro de 2010

Solicitações do Vereador Carlos Pereira em parceria com o Deputado Estadual Nelson Leal são Atendidas pela CERB.


No intuito de solucionar o problema da falta de água na zona Rural do Município da Cachoeira, o Jovem Vereador Carlos Pereira no dia 09 de março de 2010 teve a brilhante iniciativa de reunir 7 presidentes de associações rurais de Cachoeira para ir a CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação regional). E a CERB (Companhia de Engenharia Rural da Bahia) Pleitear perfuração de poços e extensão de rede de água.

Ontem 26 de novembro (Sexta) os presidentes de associações do Alecrim (Antônio Joaquim), Terra Vermelha (Edmilson Bonfim), Fazenda Bastos (Adailton) e Quebra Bunda (Toin Barriga) foram a radio Paraguaçu FM no programa do reporter Nivaldo Lancaster, para agradecer ao vereador Carlos Pereira, Prefeito Tato e Deputado Etadual Nelson Leal por conseguir resolver o problema da falta de água nas suas comunidades perfurando poços Artesianos.
O pleito beneficiará a aproximadamente 500 famílias residentes nas comunidades do Quebra bunda, Terra Vermelha, Fazenda Bastos e Alecrim.

Carlos Pereira ainda está na expectativa que as indicações de sua autoria de extensão de rede de água dos povoados do Calolé e Tombo, assim como perfuração de poços na região do Tabuleiro da Vitória, Belém, Formiga e Lagoa Encantada sejam atendidas até o fim de 2011.

Postado por Cleber Brito

25 de Novembro de 2010

Hoje é comemorado o Dia da Baiana, homenageando uma tradição que perdura há 300 anos.


Patrabéns a todas as Baianas de Acarajé do Brasil, em especial as Cachoeiranas

11 de Novembro de 2010



Programação da Câmara de Vereadores da Cachoeira para celebrar o Dia da Consciência Negra.

A Câmara de Vereadores da Cachoeira celebra no Dia 18 de Novembro de 2010 (Quinta) as comemorações da semana da Consciência Negra.

O evento terá início a partir das 19h30min, na Câmara de Vereadores, o palestrante será o antropólogo Xavier Gilles Vatin, diretor do CAHL(Centro de Artes, Humanidades e Letras) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Alem de exposição do fotografo Jomar Lima e homenagem a personalidades cachoeiranas que se destacam nas lutas de inclusão social e de afirmação e inclusão do negro na sociedade, para fechar com chave de Ouro o coquetel será oferecido ao som de apresentações dos grupos culturais, samba de roda Filhos do Caquende e Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia na escadaria da Câmara de Vereadores.


Câmara de Vereadores da Cachoeira


A casa da cidadania do povo Cachoeirano

Presidente : Carlos Menezes Pereira


Vide- presidente : Maria Lucia Costa Santos


1º Secretário ; Wendel Chaves da Silva


2º secretário: Eliana Gonzaga de Jesus






Lançamentos de livro e Videodumenário da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte

Esta prevista para esta quarta-feira (10), mais uma visita do governador Jaques Wagner à Cidade Monumento Nacional. Desta vez, o governador reeleito virá para lançamentos de livro e videodumenário da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte. O evento será na Galeria do Ipac (Instituto do Patrimônio Cultural), às 14h. A iniciativa é do Ipac que lança mais quatro produtos que garantem a memória e difusão de manifestações culturais baianas.
Na oportunidade, o governador Jaques Wagner estará acompanhado do prefeito Tato Pereira, de secretários estaduais, vereadores, deputados da região, professores, alunos da UFRB e população local. Ao final da festa acontece apresentação especial do Grupo Samba de Roda Suerdieck. A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do IPAC e Fundação Pedro Calmon (FPC), com colaboração da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Prefeitura Municipal de Cachoeira.
O livro e DVD integram parceria entre FPC e IPAC, ambos órgãos da Secult BA que estão realizando série de publicações de parte das pesquisas e dossiês que possibilitam os registro oficiais de manifestações culturais como Patrimônios Imateriais da Bahia. “De 2007 a 2010 já foram reconhecidas como Patrimônios Imateriais da Bahia, a Festa da Boa Morte em Cachoeira, o Carnaval de Maragojipe nesta cidade e a Festa de Santa Bárbara em Salvador”, diz o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça. A previsão é que até dezembro (2010), o IPAC termine a pesquisa sobre Desfile dos Afoxés, e em 2011, estudos sobre Ofício dos Vaqueiros, Ofício dos Mestres Organistas e Festa do Bembé em Santo Amaro.
“Todas devem ganhar livro com textos inéditos e documentário em DVD como forma de guardar a memória e difundir essas expressivas e importantes manifestações culturais”, explica o gerente de Pesquisa e Legislação do IPAC (Gepel), Mateus Torres, coordenador-geral da iniciativa. Com média de 120 páginas, os livros reúnem parte das pesquisas que o IPAC realiza com historiadores, sociólogos, museólogos, antropólogos, fotógrafos, arquitetos e outros técnicos. Com artigos inéditos, o livro apresenta estudos histórico-antropológicos, entrevistas, iconografias, bibliografias e fotografias, fortalecendo a relevância cultural e mística das manifestações, estimulando o turismo, o diálogo local, nacional e internacional sobre essas temáticas.

200 ANOS - A Festa da Boa Morte foi oficializada como Patrimônio Imaterial da Bahia no dia 25 de junho deste ano (2010). O decreto foi assinado pelo governador da Bahia, Jacques Wagner, durante sessão especial na Câmara de Vereadores de Cachoeira. A cerimônia fez parte das comemorações pela transferência do Governo do Estado para a cidade, que já acontece há três anos. A festa da Boa Morte, que acontece desde 1820, sempre em agosto, mistura elementos do catolicismo e do candomblé e é considerada uma das mais importantes manifestações culturais da Bahia. A Festa foi incluída no Livro de Registro Especial de Eventos e Celebrações. O reconhecimento é uma salvaguarda à manifestação cultural afro católica, que passa a ter a proteção e o incentivo do Estado e da sociedade civil organizada, possibilitando ainda que tenha prioridade nas linhas de financiamentos culturais municipais, estaduais, federais e até internacionais. A irmandade religiosa de Nossa Senhora da Boa Morte existe em Cachoeira (BA) há mais de 200 anos, desde início do século 19 e é formada, historicamente,
fonte: alzirajornalista.blogspot.com